1. QUAL A DIFERENÇA DE POÇO ARTESIANO E SEMI-ARTESIANO?

Poço artesiano é aquele que jorra água espontaneamente e semi-artesiano é o que necessita de um equipamento de bombeamento para que a água seja retirada.

2. COMO UM POÇO ARTESIANO FUNCIONA?

A distribuição da água é praticamente a mesma dos sistemas convencionais. Após a perfuração do solo até o ponto onde um reservatório natural de água é encontrado, são instalados tubos lisos, filtros e bombas.

3. QUAL O CUSTO DE UM POÇO ARTESIANO?

O custo de perfuração de um poço artesiano é determinado por uma serie de fatores, como o local de instalação, a região, sua profundidade, a tecnologia empregada, entre outros. Variando também, de acordo com a composição feita por materiais que serão utilizados no poço (canos, cabos, bomba, entre outros) e a mão de obra de execução. Entre em contato conosco para um orçamento detalhado.

4. EXISTE EXIGÊNCIA LEGAL PARA A CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM POÇO ARTESIANO?

Sim. É necessário fazer uma solicitação de outorga prévia ao órgão estadual gestor de recursos hídricos (em São Paulo, este órgão é o DAEE).

5. UM POÇO ARTESIANO PRECISA DE MANUTENÇÃO?

Sim. É necessária manutenção preventiva a cada ano, para revisão de bomba, cabos, tubos e verificação da qualidade da água. Nós da ZF Poços oferecemos esse serviço, garantindo um maior rendimento de seu poço.

6. QUANTO TEMPO LEVA PARA PERFURAÇÃO DE UM POÇO ARTESIANO?

O tempo de perfuração de um poço depende das condições geológicas do local da perfuração e de suas dimensões. Entre em contato conosco e lhe enviaremos uma estimativa de tempo necessária para realização do trabalho.

7. A ÁGUA DE UM POÇO ARTESIANO É PRÓPRIA PARA CONSUMO?

De maneira geral sim. Apenas é recomendado que seja feita uma análise de potabilidade antes do consumo. Isto porque a água subterrânea possui as características químicas das rochas que ela atravessa. O perfil qualitativo da água do poço deve atender às exigências legais de potabilidade para consumo humano nos aspectos químico, físico e bacteriológico. De uma forma geral, grande parte dos poços apresenta água nestas condições. Estações compactas de tratamento, que apresentam boa relação custo-benefício, podem adequar o perfil qualitativo da água para os padrões exigidos.